La Ciudadanía Italiana

A busca pela cidadania italiana é uma viagem pela história da imigração no Brasil. Milhares de italianos deixaram seu país natal entre o fim do século 19 e início do século 20, em busca de novas possibilidades no Novo Continente.

Hoje, seus descendentes reconstroem os seus caminhos para criar novos futuros com o reconhecimento do direito à cidadania.

O ALM Advogadas Associadas nasceu para ajudar essas pessoas no resgate das suas histórias familiares e na busca pela dupla nacionalidade. Para isso, trabalhamos com foco em processo judicial de reconhecimento de cidadania italiana iure sanguinis junto ao aos Tribunais italianos competentes, , tanto pela via materna como paterna.
Para proporcionar uma experiência segura, transparente e tranquila, nosso trabalho envolve o processo de ponta a ponta.

Fazemos montagem da pasta documental, análise jurídica dos documentos, retificações das certidões, ingresso e acompanhamento do pedido de reconhecimento de cidadania no Tribunal italiano e, após a sentença, realizamos as transcrições das certidões no Comune da Itália.
Tudo isso com acompanhamento detalhado e atenção contínua do começo ao fim, para que essa caminhada seja clara e assertiva.

Quem tem direito?

De acordo com a lei italiana, a cidadania é transmitida por filiação ao longo das gerações, ou seja, por “direito de sangue”. Isso quer dizer que não há limite de gerações e nem a necessidade de ter o sobrenome do antepassado. Com isso, qualquer pessoa descendente de italiano, independente do local de nascimento ou do número de gerações, tem direito à cidadania italiana iure sanguinis, desde que comprovada por meio de documento que alguém da sua linhagem genealógica em ascendência reta seja italiano nato.

Primeiros passos

Antes de dar entrada com o pedido de cidadania na justiça italiana, alguns passos são importantes para a construção do processo. Veja por onde começar:

01

Comece pela sua árvore genealógica (de preferência com as datas de nascimento) para identificar quem é o italiano nascido na Itália;

02

Busque a Certidão Negativa de Naturalização (CNN) desse seu antepassado, pois saber se ele se naturalizou no país em que emigrou é decisivo;

03

Reúna o maior número de documentos de todos os envolvidos na linhagem de transmissão da árvore, desde o ascendente até você. Na próxima etapa, esses documentos serão analisados para definir os rumos do seu processo.

04

Em seguida, vem a análise jurídica da documentação, uma das etapas mais importantes e delicadas de todo o processo. É nela que indicamos as inconsistências presentes nas certidões e apresentamos um parecer com as retificações necessárias a fazer.

Outros serviços

Além dos processos de cidadania iure sanguinis, O ALM Advogadas também atua com pedidos de naturalização por matrimônio, montagem de pasta para requerimento administrativo de reconhecimento de cidadania, pesquisa genealógica para busca de certidões e consultoria jurídica presencial e online sobre outros assuntos relacionados à cidadania italiana.