Uma caixinha de memórias

Uma viagem pela caixinha de recordações. Fotos, documentos, memórias eternizadas em pequenos objetos guardados em uma caixa de sapato no fundo de um armário de madeira. Você já se viu em um cenário como este?

Muitas pessoas que hoje buscam em cartórios e bancos de dados os registros dos seus antepassados iniciaram o contato com a sua história ancestral ao abrir uma caixinha dessas, na casa da nonna. Em um objeto-símbolo da manutenção da história feita pelas mulheres imigrantes, essas memórias tiveram um papel fundamental para que hoje pudéssemos entender mais sobre os antepassados que deixaram a Europa rumo ao Brasil. São como guias para reconstruir e entender as trajetórias que prepararam o terreno para a nossa vivência de hoje; raízes que nos garantem, também, o direito de construir novos cenários.

É assim que enxergamos a cidadania europeiaa sua história transformada em futuro.

 

 

Portugal está entre os 10 melhores países para mulheres trabalharem

O país ocupa o 7º lugar no ranking Glass Ceiling Index 2021, do The Economist, e aparece à frente de países como Espanha (15º) e Alemanha (18º). O estudo leva em conta critérios como educação, emprego, salário, encargos com crianças, direitos de maternidade e paternidade e representação em cargos estratégicos. A Suécia aparece como país mais favorável.

Cidades do interior da Itália criam iniciativas para atrair estrangeiros

O governo italiano está com programas de incentivos para atrair jovens de 18 a 40 anos que queiram morar e trabalhar em pequenos vilarejos de até 2 mil habitantes na região da Calábria, no Sul da Itália. A ideia é reverter o declínio populacional da área, investindo em pessoas que queiram abrir suas empresas ou atuar nas vagas já ofertadas por lá.

 

Simplificando o AIRE

Todo cidadão italiano que não reside na Itália precisa manter atualizado o seu cadastro no Anagrafe Italiani Residenti Estero. Ou seja: se você teve o seu direito à cidadania reconhecido e vive no Brasil, precisa estar com o AIRE em dia. Esse cadastro é feito online, pelo portal Fast It, e é pré-requisito para emissão de documentos de identidade como o passaporte europeu e a carteira de motorista europeia.

 

A grande beleza do cinema italiano

O cinema italiano ostenta grandes nomes em sua história. Clássicos como “La Dolce Vita” de Fellini, “A Noite” de Antonioni e “Roma, Cidade Aberta” de Rossellini são aclamados pelos fãs da sétima arte por sua mensagem profunda e pela beleza ímpar das películas.

Influenciado pelos clássicos, Paolo Sorrentino conseguiu unir referências dessas três obras primas e deu vida ao filme A Grande Beleza, que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2014 por sua beleza e originalidade.

A obra acompanha a vida de Jep Gambardella, um escritor de 65 anos que, após uma vida de sucesso embalada pelas noites romanas, lança um novo olhar sobre o seu caminho, analisando a sua história e repensando seu futuro. Um filme visceral e sensível sobre a busca do protagonista por algo maior e mais significativo.

Para visitar

A história da imigração no Brasil passa, sem dúvidas, pela antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás. Por lá, milhões de estrangeiros chegaram ao país nos últimos séculos em busca de um novo futuro. Os registros dessas passagens — documentos, listas de passageiros, fotografias e depoimentos — estão reunidos na exposição virtual Os registros do migrar, realizada pelo Museu da Imigração.